top of page

Antes de existir os designers, os alfaiates eram os  principais desenvolvedores na história da moda masculina. Nomes influentes,  como Frederick Scholte,  chegou à fama com seu mais famoso cliente, o príncipe de Gales e a invenção  do corte cortina e para Vincenzo Attolini mais suave versão napolitana do terno inglês.

 

Uma geração mais tarde, veio Mario Formosa,  que veio a se tornar 

um ícone e o mais novo procurado alfaiate de Nápoles.


Mario construiu uma clientela de proeminentes napolitanos locais e,

como é tradicional no mundo da alfaiataria napolitana, os britânicos

ricos que chegavam a Nápoles para férias de verão. O talentoso,

Mario deixou seu olho guiar seu desenho à mão livre de cada lapela

que ele cortou.

 

                                                                                                                                                      Gennaro Formosa

Não existem dois ternos Formosa  iguais, mesmo sendo para o mesmo cliente na mesma ordem. Cada um foi um produto único de inspiração diária de Mario. O que eles compartilhavam era o conforto fácil e a graça  do estilo napolitano.

Entre seus clientes ilustres, vale mencionar o Rei e a Rainha da Suécia, a família Benetton e personalidades da política como Cirino Pomicino e ex-ministro Corrado Passera.


Infelizmente, Mario nos deixou há alguns anos, mas  o seu estilo napolitano clássico ainda pode ser encontrado na oficina Formosa em seu mesmo local desde 1965, hoje administrada pelo seu filho Gennaro. Os ternos Formosa ainda apresentam o trabalho manual cuidadosa, a construção suave, e curvas elegantes que fizeram Mario uma lenda.

...Mario Formosa ha un sogno ricorrente da bambino: diventare sarto. Ma non sa ancora che si tratta di un sogno premonitore...

 HISTÓRIA
bottom of page